quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Dica: Use plantas para diminuir a poluição dentro da sua casa

Algumas plantas, como a gérbera, podem ajudar a reduzir a poluição dentro de casa
Quando se fala em plantas que absorvem gás carbônico, logo pensamos em árvores frondosas, geralmente raras nos grandes centros urbanos. Porém, é possível melhorar a qualidade do ar de casa cultivando plantas pequenas. Além de minimizar o efeito da fumaça de cigarros, escapamentos e outros tóxicos exalados por tintas, gasolina e produtos de limpeza, elas ainda deixarão sua casa mais bonita e você em maior contato com a natureza. Conheça algumas dessas espécies.

Babosa (Aloe vera). Absorve o formaldeído. Mantenha-a na sombra e espere a superfície do solo secar antes da próxima rega. Propaga-se a partir de rebentos que nascem na base da planta-mãe.
Clorófito (Chlorophytum). Absorve o monóxido de carbono. Por isso, mantenha-o próximo a uma janela, já que gosta de luz solar direta, e conserve o solo sempre úmido. O clorófito produz pequenas mudas, que devem ser reenvasadas.
Crisântemo (Chrysanthemu morifolium). Absorve o benzeno. A reprodução pode ser feita tanto por divisão de touceiras quanto por sementes. Regue-o com freqüência, mas sem encharcar o solo. Conserve o vaso próximo a uma janela.
Espada-de-São-Jorge (Sansevieria). Absorve o formaldeído. É típica planta de interior, pois sobrevive em ambientes com pouca sombra e pouca rega. A propagação é por estacas de folhas.
Filiodendro (Philodendron oxycardyun). Absorve benzeno e monóxido de carbono. Regue-o sempre antes de a terra secar completamente e deixe-o à meia sombra. Gosta também de vasos só com água. Propaga-se por estacas de galho.
Gérbera (Gerbera jamensonii). Absorve benzeno. Dentro de casa só permite a utilização como flor de corte e pode durar até 15 dias.
Jibóia (Scindapsus piclus argymeus). Absorve o formaldeído. Cultive-a na água ou na terra.
Lírio-amarelo (Hemerocallis flava). Absorve o monóxido de carbono. Como necessita de bastante luz, o ideal é cultivá-lo numa jardineira ou próximo à janela. Mantenha o vaso sempre úmido. Propaga-se por divisão de touceiras.
E se você tiver espaço em seu jardim, não deixe de plantar uma árvore. Um estudo da Universidade de São Paulo indica que algumas espécies absorvem mais CO2 da atmosfera, como Feijão-do-mato, Guapuruvu, Pau-jacaré, Jacarandá-da-bahia e Jatobá.
*Informações retiradas da Revista Casa Claudia

2 comentários:

  1. Priscila, plantas! minha mãe não pode ver esta matéria, rsrsrsrsrs, aqui em casa elas fazem a nossa alegria e com o calor cada vez mais forte por aqui, elas são nossas amigas mais desejadas! São muitas as espécies que têmos, fora em nosso quintal!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante, eu sempre gostei de plantas dentro de casa, e agora lendo esta mensagem fiquei empolgada em continuar amntendo-as.

    ResponderExcluir