segunda-feira, 27 de junho de 2011

Quanto tempo você pode viver?


Papagaio
Alguns papagaios podem viver 100 anos enquanto os humanos vivem cerca de 80 anos. Os pesquisadores querem saber: “O que causa o envelhecimento?”
É possível evitar o envelhecimento?

“Só vivemos uns setenta anos, e os mais fortes chegam aos oitenta . . . A vida passa logo, e nós desaparecemos.” — SALMO 90:10BÍBLIA NA LINGUAGEM DE HOJE.
IMAGINE estar sempre na flor da idade; sempre ter saúde excelente e mente aguçada. Essa perspectiva maravilhosa parece mera fantasia para você? Então considere este fato curioso: enquanto algumas espécies de papagaio podem viver até cem anos, os camundongos raramente passam dos três anos. Tais diferenças de longevidade levaram alguns biólogos a concluir que o envelhecimento deve ter uma causa e que, se tem uma causa, talvez tenha uma cura.
As indústrias farmacêuticas investem muito em pesquisas para tratamentos eficazes contra o envelhecimento. Retardar o envelhecimento tem se tornado um assunto de interesse para os que nasceram depois da Segunda Guerra Mundial e agora estão chegando aos 60 anos.
O estudo do envelhecimento também se tornou uma grande prioridade para muitos pesquisadores nas áreas de genética, biologia molecular, zoologia e gerontologia. O livro Why We Age (Por Que Envelhecemos), de Steven Austad, diz: “Atualmente, quando os gerontologistas se reúnem, há no ar uma empolgação controlada, mas perceptível. Estamos quase desvendando os processos fundamentais do envelhecimento.”
Existem muitas teorias para explicar o envelhecimento. Uma delas é que ele ocorre por causa do desgaste celular; outra é que o envelhecimento está geneticamente programado. Alguns dizem que a explicação certa envolve as duas teorias. O que se sabe sobre o processo do envelhecimento? Podemos esperar que se encontre um tratamento eficaz?

Um comentário: